Estratégia do Preço Médio

A estratégia do preço médio é bastante adequada a um pequeno investidor que:

  • Não tenha muito tempo para se dedicar aos investimentos;
  • Tenha capacidade de fazer aportes periódicos; e
  • Tenha um horizonte de investimento de longo prazo, pretendo usufruir dos valores aplicados apenas depois de muitos anos.

Seus principais objetivos são:

  • Diversificar o patrimônio;
  • Reduzir os riscos; e
  • Reduzir o trabalho com acompanhamento e controle.

Fundamentos da Estratégia

Essa estratégia consiste em:

  • Selecionar ativos específicos de acordo com os fundamentos econômicos;
  • Determinar um objetivo percentual para a participação de cada ativo dentro da carteira;
  • Fazer compras periódicas; e
  • Fazer um acompanhamento periódico.

Selecionar os Ativos

Esse é o passo mais trabalhoso, mas que será feito apenas no começo.

Após determinar seu perfil de investidor, defina um percentual de participação das classes de ativos em relação à sua carteira. Por exemplo:

  • 50% em Renda Fixa;
  • 25% em Ações;
  • 20% em Fundos Imobiliários; e
  • 5% em Fundos de Investimento Multimercado.

Dentro das classes, selecione os ativos específicos em que irá investir. Procure diversificar:

  • Na Renda Fixa: emissor, data de vencimento e tipo de rendimento etc.; e
  • Na Renda Variável: setor de atuação da empresa, modelo de negócio, tipo de empresa etc.

Em seguida, determine qual será a participação de cada dentro da respectiva classe. Por exemplo, dentro da classe ações eu dividirei:

  • 25% na empresa A, bastante sólida;
  • 25% na empresa B, de setor diferente e perene;
  • 20% na empresa C, de setor cíclico;
  • 15% na empresa D, de crescimento; e
  • 15% na empresa E, de caráter mais especulativo.

Compras Periódicas

Quem avalia o movimento dos mercados ao longo de um grande período de tempo percebe que há neles certa ciclicidade, com momentos de crescimento e euforia que alternam com momentos de estagnação e desespero.

Isso é aceitável, tendo em vista que os mercados financeiros são o reflexo e a origem dos movimentos na economia real, que se refletem nos ciclos econômicos.

É razoável esperar que, supondo que um investidor pudesse acertar os picos e vales do ciclo, ele estaria fazendo suas operações da forma mais eficiente, comprando barato e vendendo caro.

O problema é que identificar os ciclos não é tarefa simples e, na verdade, ainda não alcançada por nenhum investidor.

Assim como existe o risco do investidor acabar comprando em momentos de alta e amargar prejuízos por um longo tempo, também existe o risco do investidor errar o julgamento e perder longos anos de subida nos mercados que poderiam ter-lhe garantido um ótimo retorno.

Considerando a dificuldade da tarefa e a pouca disponibilidade de tempo do pequeno investidor é que surge a ideia das compras periódicas.

Em especial no caso das ações, entende-se que, no longo prazo, o preço das ações tende a refletir os fundamentos da empresa e, por isso, escolhendo empresas com bons fundamentos o investidor tem grandes chances de garantir ótimos retornos no longo prazo.

É claro que há períodos em que os preços das ações podem estar supervalorizados ou subvalorizados.

Comprando sempre e de forma periódica, o investidor garante que não errará o momento do investimento. às vezes comprará em momentos de alta, às vezes em momento de baixa.

Na média, estará comprando a valores razoáveis e garantindo o rendimento de longo prazo.

A estratégia das compras periódicas para fazer um preço médio é também uma forma de diversificação, no caso, diversificação do preço de compra.

Acompanhamento e Controle

Controlar os investimentos é essencial.

O ideal é ter critérios objetivos de escolhas dos ativos, os quais devem ser registrados sempre que algum ativo for adicionado a carteira.

Periodicamente (de acordo com as suas compras) avalie a posição de cada ativo e busque comprar aqueles cujo percentual de participação esteja atrasado em relação à meta.

Uma vez ao ano, pelo menos, reavalie toda a sua carteira.

Confira se seus critérios de investimentos estavam certos e faça os ajustes necessários nos seus ativos.

Quando Vender?

Na estratégia do preço médio, evita-se fazer a venda dos ativos antes do seu vencimento, pois a ideia é acumular patrimônio durante um longo período de tempo.

No entanto, se precisar vender algum ativo busque sempre:

  • Observar quais ativos estão no seu ciclo de baixa;
  • Vender aqueles que estejam mais valorizados; e
  • Retirar da carteira aqueles que não tenham mais valor.

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