CONTEÚDO
Estratégia do Preço Médio
A estratégia do preço médio é bastante adequada a um pequeno investidor que:
- Não tenha muito tempo para se dedicar aos investimentos;
- Tenha capacidade de fazer aportes periódicos; e
- Tenha um horizonte de investimento de longo prazo, pretendo usufruir dos valores aplicados apenas depois de muitos anos.
Seus principais objetivos são:
- Diversificar o patrimônio;
- Reduzir os riscos; e
- Reduzir o trabalho com acompanhamento e controle.
Fundamentos da Estratégia
Essa estratégia consiste em:
- Selecionar ativos específicos de acordo com os fundamentos econômicos;
- Determinar um objetivo percentual para a participação de cada ativo dentro da carteira;
- Fazer compras periódicas; e
- Fazer um acompanhamento periódico.
Selecionar os Ativos
Esse é o passo mais trabalhoso, mas que será feito apenas no começo.
Após determinar seu perfil de investidor, defina um percentual de participação das classes de ativos em relação à sua carteira. Por exemplo:
- 50% em Renda Fixa;
- 25% em Ações;
- 20% em Fundos Imobiliários; e
- 5% em Fundos de Investimento Multimercado.
Dentro das classes, selecione os ativos específicos em que irá investir. Procure diversificar:
- Na Renda Fixa: emissor, data de vencimento e tipo de rendimento etc.; e
- Na Renda Variável: setor de atuação da empresa, modelo de negócio, tipo de empresa etc.
Em seguida, determine qual será a participação de cada dentro da respectiva classe. Por exemplo, dentro da classe ações eu dividirei:
- 25% na empresa A, bastante sólida;
- 25% na empresa B, de setor diferente e perene;
- 20% na empresa C, de setor cíclico;
- 15% na empresa D, de crescimento; e
- 15% na empresa E, de caráter mais especulativo.
Compras Periódicas
Quem avalia o movimento dos mercados ao longo de um grande período de tempo percebe que há neles certa ciclicidade, com momentos de crescimento e euforia que alternam com momentos de estagnação e desespero.
Isso é aceitável, tendo em vista que os mercados financeiros são o reflexo e a origem dos movimentos na economia real, que se refletem nos ciclos econômicos.
É razoável esperar que, supondo que um investidor pudesse acertar os picos e vales do ciclo, ele estaria fazendo suas operações da forma mais eficiente, comprando barato e vendendo caro.
O problema é que identificar os ciclos não é tarefa simples e, na verdade, ainda não alcançada por nenhum investidor.
Assim como existe o risco do investidor acabar comprando em momentos de alta e amargar prejuízos por um longo tempo, também existe o risco do investidor errar o julgamento e perder longos anos de subida nos mercados que poderiam ter-lhe garantido um ótimo retorno.
Considerando a dificuldade da tarefa e a pouca disponibilidade de tempo do pequeno investidor é que surge a ideia das compras periódicas.
Em especial no caso das ações, entende-se que, no longo prazo, o preço das ações tende a refletir os fundamentos da empresa e, por isso, escolhendo empresas com bons fundamentos o investidor tem grandes chances de garantir ótimos retornos no longo prazo.
É claro que há períodos em que os preços das ações podem estar supervalorizados ou subvalorizados.
Comprando sempre e de forma periódica, o investidor garante que não errará o momento do investimento. às vezes comprará em momentos de alta, às vezes em momento de baixa.
Na média, estará comprando a valores razoáveis e garantindo o rendimento de longo prazo.
A estratégia das compras periódicas para fazer um preço médio é também uma forma de diversificação, no caso, diversificação do preço de compra.
Acompanhamento e Controle
Controlar os investimentos é essencial.
O ideal é ter critérios objetivos de escolhas dos ativos, os quais devem ser registrados sempre que algum ativo for adicionado a carteira.
Periodicamente (de acordo com as suas compras) avalie a posição de cada ativo e busque comprar aqueles cujo percentual de participação esteja atrasado em relação à meta.
Uma vez ao ano, pelo menos, reavalie toda a sua carteira.
Confira se seus critérios de investimentos estavam certos e faça os ajustes necessários nos seus ativos.
Quando Vender?
Na estratégia do preço médio, evita-se fazer a venda dos ativos antes do seu vencimento, pois a ideia é acumular patrimônio durante um longo período de tempo.
No entanto, se precisar vender algum ativo busque sempre:
- Observar quais ativos estão no seu ciclo de baixa;
- Vender aqueles que estejam mais valorizados; e
- Retirar da carteira aqueles que não tenham mais valor.
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