CONTEÚDO
Valuation
O que é valuation?
Valuation é o processo de determinar o preço de um ativo ou empresa.
O valuation é utilizado por analistas e investidores para tentar determinar o preço adequado a ser pago por uma ação ou ativo financeiro.
Como é feito o valuation?
O valuation pode ser feito utilizando diversas técnicas ou modelos.
Qual modelo utilizar dependerá da preferência do analista.
Podemos dividir a análise em dois grupos:
- Análise absoluta: são considerados apenas as características da empresa sendo analisada, sem levar em conta outras empresas; e
- Análise relativa: compara-se a empresa analisada com outras empresas semelhantes.
Modelos de Valuation
Em geral, os modelos de valuation consideram três fatores para avaliar o valor da empresa:
- Os ativos;
- As receitas e lucros; e
- Valor de Mercado.
Múltiplos
A análise mais simples é feita através da comparação de dois fatores:
- Um fator que indica a capacidade de geração de caixa da empresa (receita, lucro, EBIT, EBITDA etc.); e
- Valor que o investidor deve pagar pela empresa (em geral, o valor de mercado).
Afim de avaliar a precificação da empresa, os múltiplos podem:
- Ser comparados com outras empresas semelhantes; ou
- Ser comparados ao histórico da empresa.
Valor Presente dos Fluxos de Caixa
Certos teóricos afirmam que a melhor precificação de um ativo é feita trazendo-se a valor presente o fluxo de caixa que esse ativo terá durante toda sua existência (Net Present Value).
Ou seja, devemos estimar tudo o que a empresa ganhará na sua operação nos anos vindouros e calcular quanto esses valores representariam hoje.
O resultado seria o valor justo da empresa.
Essa técnica é chamada de fluxo de caixa descontado.
Críticos desse modelo apontam que ele:
- Exige muitas estimativas por parte do analista;
- Torna o resultado muito subjetivo;
- Dá muita importância ao crescimento no futuro; e
- Ignora a situação atual dos fundamentos da empresa.
Valor dos Ativos
O valor dos ativos de uma empresa normalmente é chamado de book value em referência à ser o valor da empresa conforme apresenta a contabilidade.
Um múltiplo muito usado para precificação é o valor patrimonial por ação em relação ao preço da ação.
No entanto, para uma análise mais eficiente, é preciso verificar o valor de cada item dentro do balanço e fazer ajustes quando necessário.
Por exemplo:
- Se o analista considera que a empresa não é viável e tende a falir, os ativos são avaliados pelo preço pelo qual podem ser vendidos; ou
- Se o analista considera que a empresa é viável, ele precificará os ativos pelo preço de substituição por equipamentos novos.
Poder de Lucros (Earnings Power)
Nesse modelo, o analista faz ajustes na Demonstração do Resultado para tentar chegar a um valor realista de geração de caixa da empresa, o que é chamado de earnings power*](/enciclopedia/termos/e/earnings--power/).
Em seguida avalia esse valor perante uma taxa que representa o futuro custo de capital, ou quanto a empresa deverá remunerar o capital que investe na suas atividades.
Esse custo dependerá de diversos fatores.
Adeptos dessa análise consideram que ela é um pouco menos precisa que a análise dos ativos, mas pode ser a mais eficiente para avaliar uma empresa viável que opera em mercados competitivos — com poucas chances de crescimento significativo.
Valuation e o Investidor
Grande investidores da história, em especial Warren Buffett, são famosos por afirmarem utilizar técnicas de valuation para fazer a análise de empresas e escolher onde investir.
O argumento desses investidores é que não basta analisar os fundamentos, é preciso também comprar as empresas por preços adequados caso se espere obter um retorno razoável no futuro
Outra estratégia dos adeptos do valuation consiste em encontrar empresas cujo preço esteja subvalorizado pelo mercado, permitindo que o investidor tenha ganhos rápidos quando o mercado voltar a precificar corretamente a empresa.
O valuation:
- Depende de cálculos relativamente complexos;
- Depende de fatores subjetivos escolhidos pelo analista;
- Exige conhecimento específico
- Pode ter resultados muito discrepantes com apenas uma pequena mudança nos fatores de cálculo; e
- Não oferece garantia de acerto.
De forma geral, a correção da análise depende muito mais da habilidade do analista em estimar os parâmetros corretos, do que na técnica ou na fórmula utilizada.
Investidores inexperientes certamente não terão essa habilidade bem desenvolvida.
Assim, é recomendável que o pequeno investidor, antes de considerar essa estratégia, já tenha um bom conhecimento da análise financeira das empresa e avalie se o retorno será proporcional ao tempo e dedicação necessários.