CONTEÚDO
Reserva de Emergência
O que é a Reserva de Emergência?
Quando se trata de dinheiro, o futuro sempre nos reservará uma surpresa.
Problemas de saúde, acidentes, contas inesperadas ou até mesmo uma promoção imperdível que exige pagamento à vista podem fazer com que desejemos ter dinheiro disponível em mãos.
É nessas horas que, não tendo de onde tirar os valores, você se sentirá propenso a fazer dívidas ou a agir sem pensar, podendo comprometer anos de planejamento e poupança.
A Reserva de Emergência é uma quantia de dinheiro de fácil acesso que visa prover ao investidor recursos de alta liquidez em situações inesperadas, evitando a necessidade de fazer dívidas ou desfazer-se de investimentos em momentos inadequados.
Quanto dinheiro manter na Reserva de Emergência?
O tamanho da Reserva de Emergência irá variar de pessoa para pessoa.
Em geral, ela deve ser baseada em:
- Renda mensal;
- Despesas repetitivas;
- Patrimônio exposto a algum tipo de risco (por exemplo, veículos).
Um bom ponto de partida, é começar com um valor equivalente a pelo menos seis meses de despesas recorrentes.
A partir daí, avalie a sua situação.
Por exemplo:
- Se você é um funcionário sem estabilidade, talvez seja melhor ter um valor suficiente para lhe manter durante o período em que estiver procurando emprego caso fique desempregado; ou
- Se você é autônomo ou dono de um negócio e não tem uma renda estável, mantenha um valor suficiente para que não tenha que se endividar caso não tenha renda ou tenha prejuízo.
A Reserva de Emergência não deve ser excessivamente grande e nem muito reduzida. Encontre um valor que seja adequado à sua realidade e com o qual você se sinta confortável.
Lembre-se que o dinheiro da Reserva de Emergência não é investimento, ele é dinheiro que você tem em mãos para possíveis eventualidades.
A quantia não pode ser grande a ponto de você ficar se preocupando com possíveis rendimentos caso o dinheiro estivesse aplicado e nem pequena a ponto de não ser suficiente para cobrir despesas emergenciais.
Onde manter o dinheiro da Reserva de Emergência?
A Reserva de Emergência é para momentos inesperados, os quais você não pode planejar. Por isso, é importante que ela tenha liquidez imediata.
A forma ideal de Reserva de Emergência seria ter o dinheiro em mãos.
Como ninguém quer ficar com milhares de reais em casa desvalorizando, a Reserva de Emergência pode ser mantida em ativos como:
- Poupança — onde o valor terá um pequeno rendimento mas a liquidez é imediata; e
- Ativos de Renda Fixa de bancos, que tenham resgate imediato.
A ideia principal é facilitar o acesso ao dinheiro em caso de urgências.
Lembre-se que a Reserva de Emergência não é investimento. Não adianta ficar se preocupando onde você pode deixar o dinheiro da Reserva de Emergência investido para ganhar mais enquanto não usa.
O fator determinante para decidir onde você deve manter sua Reserva de Emergência é a liquidez.
Quando usar a Reserva de Emergência?
Use sua Reserva de Emergência em situações inesperadas em que você se veja com necessidade de ter dinheiro em mãos.
Se passar pela sua cabeça fazer uma dívida ou retirar dinheiro dos seus investimentos, é hora de usar a Reserva de Emergência.
Após utilizar sua Reserva de Emergência, lembre-se sempre de repor o dinheiro que utilizou, mantendo sua Reserva dentro do valor que você estipulou.