CONTEÚDO
Vieses Psicológicos
Estudos do comportamento humano já identificaram certo padrões de ação que tendem a se desviar do que seria o mais racional ou adequado e que tendem a se repetir nas pessoas em geral.
Essas "falhas" de julgamento podem fazer as pessoas tomarem decisões inadequadas mesmo diante de situações onde esperaria-se outra atitude.
Podemos entender que, para facilitar nossa tomada de decisão, nosso cérebro costuma pegar certos atalhos que nem sempre resultam na melhor escolha.
Estes "desvios" são chamados de vieses comportamentais.
O investidor está especialmente suscetível a estes erros de julgamento pois tem de operar em um ambiente aleatório onde muitos fatores são incontroláveis e onde a todo momento há informações conflitantes.
Há dezenas desses vieses já catalogados. Abaixo, vamos analisar os mais comuns ao investidor do mercado financeiro.
Ancoragem
Ocorre quando você leva em consideração uma informação de forma mais relevante do que as outras que possui.
Por exemplo: quando você lê uma notícia no jornal informando que “A empresa X teve lucro recorde” e resolve comprar a ação baseado apenas nesta informação, sem fazer um estudo adequado da mesma.
É preciso estar atento a este viés especialmente nos momentos de queda da Bolsa, quando você será bombardeado por informações negativas por todos os lados e pode se deixar levar junto com o pessimismo da mídia.
Aversão à Perda
Os seres humanos atribuem mais importância às perdas do que aos ganhos, o que os leva a aceitar mais riscos na tentativa de recuperar prejuízos.
Este viés é comum quando um investidor toma uma decisão errada, investindo numa empresa que se desvaloriza; ele percebe seu erro, mas mantém seu investimento esperando um eventual “empate” com medo de vender a ação e realizar o prejuízo. O resultado desse "casamento" é que a ação acaba caindo mais e ele perde tudo.
Por outro lado, o temor em perder ganhos pode gerar uma ansiedade em vender ações que estejam valorizadas para realizar logo o lucro. Como resultado, o investidor fica fora do mercado e pode perder ganhos mais elevados.
Viés de Confirmação
O viés de confirmação se caracteriza pelo fato das pessoas terem uma tendência de procurarem apenas informações que confirmem suas próprias opiniões.
Assim, um investidor pode ter certa preferência por uma empresa e acabar buscando pontos positivos para justificar seu investimento, ignorando possíveis aspectos negativos.
Autoconfiança Excessiva
Outro erro comum dos investidores é achar que é mais inteligente do que o mercado ou achar que só toma decisões corretas e acabar insistindo em decisões ruins, buscando justificativas para sua opinião ao invés de aceitar que errou.
O investidor acaba insistindo em investimentos ruins e perdendo muito dinheiro.
O bom investidor tem consciência de que pode estar errado e sempre confere se os dados que utilizou para tomar sua decisão estavam corretos. Estando errado, aceita o erro, encerra a operação e leva o prejuízo financeiro como uma lição para a vida.