CONTEÚDO
Oferta de Emissão Subsequente (Follow On)
O que é uma emissão follow on?
Quando uma empresa já possui capital aberto — isto é, já tem ações sendo negociadas na Bolsa de Valores — e resolve emitir novas emissões, esse processo é chamado de oferta ou emissão follow on.
A emissão follow on é chamada dessa forma para diferenciar-se da Oferta Pública Inicial (IPO) — quando uma empresa emite ações ao mercado pela primeira vez.
O objetivo da emissão follow on é arrecadar mais recursos para que a empresa possa manter ou expandir suas atividades.
Oferta Primária e Secundária
A emissão follow on pode ser:
- Primária: quando são criadas novas ações para serem distribuídas ao mercado; e
- Secundária: quando ações já existentes (de algum sócio, por exemplo) serão distribuídas.
O Processo
O processo de emissão de ações é trabalhoso e caro. Por isso, é relativamente incomum que empresas façam emissões follow on.
Bookbuilding
O preço pelo qual as ações serão vendidas é determinado levando em conta fatores como:
- Pesquisa com potenciais investidores;
- Situação da empresa; e
- Objetivo de arrecadação.
É comum que, inicialmente, a empresa informe apenas um faixa de preço para a emissão das novas ações. O preço final só é divulgado após um processo chamado de bookbuilding, que é uma espécie de consulta que a empresa faz junto aos investidores para avaliar o interesse dos mesmos em adquirir as ações e por qual preço.
Com as informações de quanto cada um deseja comprar e por qual preço, a empresa chega a um preço adequado que lhe seja vantajoso e, ao mesmo tempo, possibilite uma demanda adequada pelas ações.
Prospecto
Quando toda a burocracia é cumprida, a empresa emite um documento chamado de prospecto de oferta pública de distribuição de ações (ou cotas, no caso dos FII) que contém todas as informações que devem ser disponibilizadas aos possíveis investidores. Entre elas, podemos citar:
- Informações da empresa;
- Características da oferta;
- Riscos;
- Destinação dos recursos; e
- Demonstrações financeiras.
Para onde vai o dinheiro?
A emissão ser primária, quando a empresa cria novas ações, ou secundária, quando as ações vendidas são de algum atual sócio da empresa.
É preciso conferir o prospecto com atenção para saber qual o tipo de emissão e para onde estará indo o dinheiro.
No caso de emissões primárias, o provável é que a empresa esteja em busca de recursos para crescer em tamanho ou melhorar suas operações.
Já no caso da emissão secundária, o dinheiro irá para o bolso de algum sócio e, assim, não há grandes perspectivas de mudanças para a empresa relativas à emissão de ações.
Há casos em que a emissão é primária e secundária simultaneamente. Nesses casos avalie, através da leitura do prospecto, quanto dinheiro obtido na emissão será direcionado para ser investido na empresa e quanto será direcionado para o sócio que está vendendo as ações.
Datas
Em todo processo de emissão haverá algumas datas de importância para o investidor:
- Período de reserva: é o período onde os investidores manifestam a quantidade ou o volume de dinheiro que desejam aplicar;
- Prazo para manifestar intenção: data final do período de reserva;
- Divulgação de rateio: data em que é divulgada quanto das ações desejadas cada investidor conseguirá comprar;
- Data de início: data em que se dá início ao processo e serve de referência para que ocorra a liquidação;
- Início das negociações: data em que os ativos começam a ser negociados na Bolsa de Valores; e
- Data de ecerramento: data em que todo o processo é finalizado. Essa data serve de referência para conversão de direitos de subscrição, pagamento de dividendos e rendimentos aos ativos emitidos etc.
Direito de Subscrição
Para evitar que os atuais acionistas da empresa tenham sua participação acionária diminuída pela nova emissão de ações, as empresas distribuem a esses acionistas ativos chamados de direitos de subscrições, os quais permitem aos investidores adquirirem as ações sendo emitidas antes do público em geral.
Por exemplo, suponha uma empresa que possua 1.000 ações, das quais o investidor A possui 5%:
Investidor | Ações | Participação |
---|---|---|
A | 50 | 5% |
Outros | 950 | 95% |
Suponha que a empresa emita 1.000 novas ações e o investidor A mantenha sua posição de 50 ações:
Investidor | Ações | Participação |
---|---|---|
A | 50 | 2,5% |
Outros | 1950 | 97,5% |
Para evitar que o investidor A tenha essa queda de 2,5% em sua participação, a empresa dará a ele direitos de subscrever 50 novas ações e manter a sua participação de 5% na empresa.
Ao receber direitos de subscrição o investidor pode:
- Exercer o direito e comprar as novas ações;
- Deixar o direito vencer sem exercê-lo; e
- Ás vezes, é possível vender os direitos.
Como comprar em um emissão?
Parte da função do coordenador líder é fazer o trabalho de propaganda da emissão. Para isso ele normalmente se utiliza de outras instituições, tais como as corretoras de valores, que oferecem para os seus clientes a oportunidade de adquirir as ações sendo emitidas.
Assim, o usual é que o investidor que deseja comprar ações em uma emissão entre em contato com a sua corretora e manifeste sua intenção, informando a quantidade e o valor que deseja adquirir.
Emissões e a Performance da Bolsa
É comum que os IPO sejam realizados em épocas de Bolsa em alta, isto é, quando o preço das ações em geral está sendo negociado a valores mais altos em relação ao passado recente.
Isso acontece porque, devido aos preços estarem em patamares mais altos, a empresa consegue vender suas ações por preços acima do que conseguiria em outros momentos, possibilitando que ela arrecade mais dinheiro.
Por exemplo, se compararmos o histórico do volume de emissões realizado (em bilhões de R$) e a variação do índice IBOVESPA (IBOV), veremos que a maior parte das emissões ocorre em anos seguintes a movimentos de forte alta do IBOV:
ANO | VARIAÇÃO IBOV(%) | TOTAL (R$) |
---|---|---|
2004 | 17,81 | 8,80464435 |
2005 | 27,71 | 13,9362045 |
2006 | 32,93 | 30,4362969 |
2007 | 43,65 | 70,1129185 |
2008 | -41,22 | 34,2554912 |
2009 | 82,66 | 45,9832747 |
2010 | 1,04 | 149,241333 |
2011 | -18,11 | 17,9898854 |
2012 | 7,4 | 13,2404842 |
2013 | -15,5 | 23,3594662 |
2014 | -2,91 | 14,3778808 |
2015 | -13,31 | 18,0640175 |
2016 | 38,93 | 10,6408469 |
2017 | 28,86 | 41,7809156 |
2018 | 17,15 | 6,80720891 |