CONTEÚDO
Gestão Passiva
O que é gestão passiva?
Gestão passiva se refere a uma técnica de gestão de ativos financeiros em que o poder do gestor para escolher ativos e fazer operações fica restrito a critérios preestabelecidos.
Estratégia Passiva
Uma estratégia passiva de investimento é aquela que segue critérios preestabelecidos e objetivos para montagem e manutenção da carteira de ativos.
É o caso, por exemplo, dos ETF e fundos de índice.
Os gestores de ativos que buscam uma estratégia passiva ficam restritos aos critérios de investimento estabelecidos e, ainda que visualizem oportunidades de lucro ou redução de perdas, devem manter-se fiéis aos princípios de investimento da estratégia.
Por demandarem um trabalho reduzido de gestão, fundos de investimento com estratégias passivas tem taxas reduzidas quando comparados a outros fundos.
Estratégia Passiva e o Investidor
Estratégias passivas permitem ao investidor saber de antemão o risco a que está exposto. Além disso, permitem replicar a peformance de outros ativos ou indicadores, por seguirem as mesmas metodologias de montagem de carteira.
De maneira geral, investir em fundos com estratégias passivas é uma maneira do investidor "evitar surpresas".
Pequenos investidores também podem adotar estratégias passivas para gerirem sua carteira, utilizando, por exemplo, metas percentuais para cada ativo e definindo periodicamente em que ativos investirá.
Para o pequeno investidor, uma estratégia passiva e metódica evitará tomadas de decisão emocionais que possam prejudicar seu desempenho no longo prazo.
Gestão Passiva em Fundos Imobiliários
Fundos Imobiliários são fundos de investimento cujo objeto de investimento devem ser imóveis ou ativos financeiros relacionados ao mercado imobiliário.
Esses fundos podem ter dois tipos de gestão: ativa e passiva.
A principal diferença entre os tipos de gestão está na capacidade que o gestor tem de comprar e vender imóveis.
- Gestão Ativa: quando o administrador do FII tem poderes para comprar e vender imóveis, bem como executar reformas sem a necessidade de aprovação dos cotistas ; e
- Gestão Passiva:quando o regulamento do FII especifica os imóveis a serem adquiridos e, decisões de compra, venda e reforma devem ser discutidas pela assembleia de cotistas.