Market Timing

O que é market timing?

Market Timing (algo como "acertar o momento", em português) é uma estratégia de investimento que procura prever o movimento de preço dos ativos e manter o dinheiro aplicado naquele com melhores perspectivas de rentabilidade.

Para fazer as previsões, os especuladores utilizam:

Como funciona o market timing ?

A filosofia do market timing é de que, sendo possível prever o movimento de preço dos ativos, o investidor poderia posicionar seu dinheiro de acordo com essas expectativas.

Ao prever um movimento de queda nos preços, vende os ativos e fica com dinheiro em mãos para aplicar em ativos com perspectiva de aumento nos preços, ou executar uma estratégia de venda a descoberto.

Ao prever um movimento de subida nos preços, utiliza o dinheiro da venda de outros ativos para investir no ativo com perspectivas de alta e obter lucro.

Críticas à Estratégia

Críticas ao market timing consistem aspectos como:

  • Dificuldade: a chance de o investidor acertar os movimentos é muito reduzida;
  • Custos: a constante movimentação de ativos gera um custo elevado em taxas e impostos;
  • Dedicação: será preciso manter-se ativo permanentemente nos mercados para poder identificar as oportunidades de compra e venda; e
  • Curto prazo: ignora os benefícios de uma estratégia de longo prazo.

Muitos estudos têm mostrado que um investidor capaz de acertar todos os momentos ideais de entrada e saída do mercado terá resultado pouco superiores a um investidor que tenha realizado uma estratégia passiva de compra periódicas.

Ou seja, os esforços do market timing não trariam ganhos proporcionais ao investidor.

Além disso, há estudos que mostram que a maior parte dos ganhos no mercado ocorre em períodos curtos de tempo. Um investidor adepto do market timing que perder esses dias críticos, perderá a chance de ter retornos significativos.

Pontos Positivos

Defensores do market timing focam nos seguintes aspectos:

  • Retornos: possibilidade de obter maiores retornos em relação a outras estratégias mais passivas;
  • Prejuízos: redução dos prejuízos através do encerramento rápido de posições perdedoras;
  • Risco: reduz a exposição à volatilidade e aos movimentos indesejados de preço;
  • Prazo: estratégia ideal para o curto prazo.