CONTEÚDO
Preço/Lucro (P/L)
O que é preço/lucro?
Preço/Lucro (P/L) é um múltiplo utilizado na análise de investimentos financeiros.
Ele compara o preço de mercado de uma ação em relação ao lucro líquido por ação anual de uma empresa.
Em outras palavras, o P/L avalia qual o preço que os investidores estão pagando para cada R\$ de lucro gerado pela empresa.
Cálculo
O indicador é obtido dividindo-se o preço de mercado de ação pelo lucro líquido por ação (LPA) anual da empresa.
$$ P/L = {Preço\,da\,Ação \over Lucro\,por\,Ação} $$
Análise
O indicador preço/lucro verifica, em anos, qual o prazo para que o investidor recupere o valor pago pela ação, considerando a geração de lucros da empresa.
Assim, um P/L de 10 indica um prazo de 10 anos para que o investidor recupere o investimento considerando apenas os lucros da empresa.
O indicador também permite comparar empresas de diferentes setores de atuação de uma forma que não seja influenciada pelos fatores particulares de cada empresa.
Por exemplo, suponha duas empresas:
- Empresa A: lucro por ação anual de R$10,00, sendo negociada na Bolsa a R$50,00; e
- Empresa B: lucro por ação anual de R$2,00, sendo negociada na Bolsa a R$10,00.
Observando apenas essas informações, o investidor pode ser levado a afirmar que a Empresa A gera mais lucro por ação ao acionista e por isso deve ser melhor. Ou, então, que a empresa B é mais barata.
Calculando o P/L das duas empresas, vemos que ambas possuem um P/L de 5. Portanto, apesar das aparentes diferenças de lucro e preço, ambas as empresas estão em um mesmo patamar de rendimento quando consideramos o indicador P/L.
Perspectivas
Verificar o P/L atual de uma empresa pode lhe fornecer uma visão sobre a expectativa dos investidores para o futuro dessa empresa.
P/L altos indicam empresas onde os investidores estão otimistas com o futuro e antecipam um crescimento nos lucros.
Já P/L baixos indicam uma visão pessimista dos investidores, antecipando dificuldade ou estagnação.
Precificação
O P/L é um dos indicadores utilizados por adeptos do valuation como método para precificar empresas, isto é, determinar se o preço das ações no mercado está sobrevalorizado ou não.
Normalmente, esses investidores estabelecem parâmetros de referência para o P/L e avaliam o preço de mercado a partir dessa referência.
Histórico
A maneira mais eficiente de se analisar o P/L é através do estudo histórico desse indicador para cada empresa.
Algumas vezes, utilizar valores absolutos como referência pode se mostrar inadequado na análise, pois há empresas que negociaram a P/L altos durante toda sua existência e, ainda assim, geraram muito valor ao seus acionistas. Ter ficado fora dessas empresas devido ao "P/L alto" poderia ter lhe deixado de fora de retornos consideráveis.
Analisando o histórico do indicador, é possível determinar uma faixa "normal" de P/L, a qual pode ser utilizada como referência na análise do preço da ação.
É importante lembrar que dados passados não necessariamente se repetirão no futuro e é possível que os patamares de P/L "normais" da empresa se modifiquem com o tempo.
Aspectos Negativos
O P/L é um indicador que depende do preço de mercado da ação. O preço de uma ação na Bolsa varia segundo a segundo, o que faz o indicador variar significativamente em um curto período de tempo.
Analisar somente o P/L não é o suficiente para analisar a qualidade do retorno de uma empresa ou se ela será capaz de gerar valor acionista.
Este é um indicador que deve ser considerado como mais uma ferramenta no arsenal de análise do investidor.
É preciso ter cautela ao comparar duas empresas utilizando o P/L. Há empresas que são muito mais eficientes no uso do capital disponível e, portanto, serão capazes de gerar mais retorno ao acionista no futuro.
Comparar empresas eficientes com empresas ineficientes, ainda que seja através de múltiplos como o P/L, é como comparar bananas com maçãs, ou seja, uma comparação sem nenhum sentido.