CONTEÚDO
Rateio
O que é um rateio de oferta?
Em um processo de emissão de ativos (IPO) é possível que haja uma demanda maior do que a oferta disponível. Neste caso, é feito um rateio, isto é, uma distribuição inferior à solicitação de compra dos investidores.
Como é feito o rateio?
O rateio pode ser feito de diversas maneiras. Até o momento já ocorreram no mercado brasileiro rateios:
- De forma proporcional ao pedido de reserva;
- Por distribuição simples; ou
- Por critérios de preferência.
Rateio Proporcional
Nesse caso o rateio é feito de forma proporcional ao pedido de reserva realizado.
Por exemplo:
- Imagine uma emissão de 100.000 ações;
- Após o período de reserva, foram solicitadas pelos investidores a compra de 1.000.000 de ações;
- Como só há 100.000 ações disponíveis, cada investidor receberá apenas 10% das ações que solicitou;
- Se você for investidor que tiver solicitado a reserva de 100 ações, só poderá subscrever 10 delas.
Distribuição Sequencial
Nesse tipo de rateio os ativos vão sendo distribuídos aos investidores de forma sequencial até que o pedido seja completado ou que os ativos acabem.
Por exemplo:
- Imagine uma emissão de 100.000 ações;
- O pedido de reserva foi feito da seguinte maneira:
Investidor | Reserva |
---|---|
A | 10.000 |
B | 100.000 |
C | 30.000 |
D | 20.000 |
Nesse tipo de rateio, é distribuída uma ação para o investidor A, na sequência uma ação para o investidor B, na sequência uma para o investidor C e assim por diante.
Após ser distribuída uma ação para o investidor D, uma nova ação é distribuída par ao investidor A e o ciclo se repete até que o investidor A complete o pedido de 10.000 ações que fez ou que as ações se acabem.
Nesse caso a distribuição terminaria assim:
Investidor | Reserva |
---|---|
A | 10.000 |
B | 40.000 |
C | 30.000 |
D | 20.000 |
Esse tipo de distribuição beneficia aqueles que reservaram um número menor de ações quando comparado ao método do rateio proporcional.
Por Critérios
Algumas empresas podem dividir os ativos a serem distribuídos em diferentes segmentos para fins de rateio. Assim, a emissão pode, por exemplo, ser dividida em:
- Ações para o segmento private;
- Ações para oferta de varejo com lock up;
- Ações para oferta de varejo sem restrições.
Nesse caso, nos segmentos onde houver menor demanda, os investidores serão beneficiados com mais ações.
Definição
O método de rateio costuma ser definido no prospecto de emissão.