CONTEÚDO
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um sistema eletrônico que permite aos pequenos investidores negociarem títulos da dívida do governo federal.
Os Título Públicos
O governo dispõe de duas fontes de renda:
- Impostos; e
- Empréstimos.
Normalmente, governos são deficitários, isto é, gastam mais do que conseguem arrecadar com impostos. Nem sempre aumentar os impostos é uma alternativa viável, restando a opção de pegar dinheiro emprestado.
Assim, para conseguir obter empréstimos, o Tesouro Nacional — entidade que cuida das contas do governo — emite títulos de dívida que possuem características de:
- Prazo; e
- Rentabildade.
Investidores interessados em emprestar para o governo podem comprar esses títulos e serem remunerados pela rentabilidade contratada com pagamento na data de vencimento do título.
O Sistema
Antigamente, só tinham acesso aos títulos públicos os grandes investidores corporativos, tal como os bancos e fundos de investimento.
Em 2002, o Tesouro em parceria com a B3 implantou um sistema eletrônico de negociação que permite também aos investidores pessoas físicas negociarem os títulos. Esse sistema é chamado de Tesouro Direto.
Como funciona o Tesouro Direto?
Para ter acesso ao sistema, o investidor precisa:
- Abrir uma conta em uma corretora de valores, que atuará como intermediário e agente de custódia;
- Enviar dinheiro para a corretora;
- Acessar o sistema, que funciona como um website onde os títulos podem ser comprados ou vendidos; e
- Comandar as ordens das operações que deseja fazer.
Leia os demais artigos dessa seção para: