CONTEÚDO
Como se ganha dinheiro com o Tesouro Direto?
O investidor pode ter ganhos no Tesouro Direto de duas maneiras:
- Através dos rendimentos pagos pelos títulos; e
- Através da negociação dos títulos.
Rendimento
Como qualquer título de renda fixa, os títulos do Tesouro Direto se caracterizam por possuírem:
- taxa de rendimento: juros a serem pagos sobre o valor investido; e
- prazo: prazo em que o dinheiro deve permanecer investido para que a taxa de rendimento seja recebida.
Dessa forma, o investidor fica sabendo quando e quanto irá receber.
Os títulos do Tesouro Direto podem ser:
- prefixados: é determinada uma taxa fixa de rendimento. Ex: 5,00% ao ano; e
- pós-fixados: a taxa de rendimento inclui algum índice cuja variação só será conhecida no futuro. Ex: IPCA + 5,00% ao ano.
São títulos prefixados as Letras do Tesouro Nacional (LTN ou Tesouro Prefixado) e as Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais).
São títulos pós-fixados as Letras FInanceiras do Tesouro (LFT ou Tesouro SELIC), as Notas do Tesouro Nacional Séria B (NTN-B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais),as Notas do Tesouro Nacional Séria B1 (NTN-B1 ou Tesouro RendA+) e as Notas do Tesouro Nacional Séria B Principal (NTN-B ou Tesouro IPCA+).
É importante atentar que a taxa de rendimento do dia da compra do título só será recebida pelo investidor se ele carregar o títulos até o vencimento.
Negociação
Os títulos do Tesouro são negociados diariamente por diversos investidores. Isso faz com que haja uma variação do preço à medida que a opinião dos investidores sobre o valor dos títulos se modifica.
Isso torna possível a um investidor vender algum título antes do seu vencimento por um preço acima do qual pagou no dia da compra, tendo um lucro na operação.
Esse cenário é possível em épocas em que haja uma queda generalizada na taxa de juros da economia e as taxas pagas pelos títulos estejam em tendência de queda.
De maneira geral:
- Juros em queda: títulos aumentam de preço; e
- Juros subindo: títulos caem de preço.
Esse tipo de operação é muito executada pelas instituições financeiras que estão constantemente avaliando o custo de manterem seus títulos quando comparado a outros investimentos mais rentáveis.
Para o pequeno investidor, não é muito recomendável tentar se aventurar nessas operações, pois os custos e impostos tendem a reduzir drasticamente os resultados. Além disso, é possível que o investidor esteja trocando seis por meia dúzia, haja vista que não encontrará títulos com taxas de rendimento melhores para aplicar o dinheiro obtido com a venda antecipada.