CONTEÚDO
Blue Chip
O que é uma blue chip?
Blue Chip é um termo utilizado para se referir a empresas grandes e sólidas, com longo histórico de lucros e uma reputação sólida no mercado financeiro.
O termo blue chip (ficha azul) tem origem no jogo de poker, onde a ficha azul é a ficha com maior valor.
Características
De maneira geral, considera-se uma blue chip as empresas que possuem características como:
- Grande valor de mercado;
- Situação financeira estável;
- Longo histórico de existência;
- Longo histórico de lucros e pagamento de dividendos;
- Resiliência nas crises;
- Produtos atrativos e de qualidade; e
- Liderança no seu mercado.
Blue Chips e o Investidor
De maneira geral, ações de empresas blue chips são consideradas como investimentos seguros, capazes de gerar um bom retorno ao acionista a longo prazo.
Por outro lado, por já serem empresas sólidas e grandes, oferecem pouca oportunidade de altas rentabilidades ou grandes crescimentos.
É comum que se classifique as ações desse tipo de empresas como tendo "menor risco" do que outras ações. No entanto, blue chips, apesar da relativa margem de segurança que possuem para saírem ilesas de crises, não estão blindadas aos riscos de qualquer outra empresa.
Até mesmo empresas sólidas e consolidadas podem se ver com dificuldades em momentos de crise, como, por exemplo, ocorreu com a General Motors na crise financeira de 2008.
Dessa forma, a classificação de blue chip não deve ser levada muito a sério na hora do investidor montar sua carteira de investimentos. Mais importante é analisar os fundamentos das empresas e diversificar adequadamente.