CONTEÚDO
Valor de Mercado
O que é valor de mercado?
A expressão "valor de mercado" pode se referir a:
- Ao preço que possui algum ativo sendo negociado em determinado momento; ou
- Market Capitalization (market cap) — valor total de uma empresa considerando o número de suas ações e o preço de negociação das mesmas na Bolsa de Valores.
Market Cap
O valor de mercado de uma empresa é dado pelo valor obtido multiplicando-se o número total de ações de uma empresa pelo preço de negociação da ação na Bolsa de Valores:
$$ VM = Número\,de\,Ações \times Preço $$
Por exemplo, uma empresa que possui 10 milhões de ações sendo negociadas a R$10,00 tem um valor de mercado de R$100 milhões.
Valor de Mercado e o Risco
Empresas mais sólidas e robustas costumam ter valor de mercado na casa das dezenas de bilhões de reais, e são chamadas de blue chips (em referência às fichas de maior valor no jogo de poker).
Empresas de tamanho médio tem valor de mercado entre 1 e 10 bilhões de reais.
Empresas de pequeno porte, as small caps (abreviação do termo inglês small capitalization), tem valor de mercado que fica na casa dos milhões de reais.
De maneira geral, small caps possuem um risco intrínseco maior em relação empresas maiores devido a fatores como:
- Tempo de vida;
- Liquidez; e
- Mercado de atuação.
Assim, as empresas de pequeno porte costumam ser precificadas de acordo com o seu risco elevado. Ao mesmo tempo, são aquelas empresas que oferecem mais chances de terem um crescimento explosivo.
Valor de Mercado e o Investidor
Analisar o valor de mercado de uma empresa é também uma maneira se conhecer a percepção do mercado em relação à empresa.
Quando as expectativas são boas, receitas e lucros futuros são computados na análise de preço das ações e o valor de mercado tende a crescer, ficando acima dos valores patrimoniais contábeis da empresa.
O inverso ocorre quando há um pessimismo em relação ao futuro, com o preço das açõs ficando descontados em relação às informações contábeis.
A análise do valor de mercado é o princípio por trás de múltiplos como o preço/lucro.