CONTEÚDO
Commodity
O que é uma commodity?
Commodity (mercadoria, em português) é um produto ou serviço de características genéricas e cuja qualidade não depende do fornecedor ou produtor do produto.
Por exemplo, um barril de petróleo apresentará as mesmas características independente se o produtor do mesmo for a Petrobras ou a Aramco. Por isso, diz-se que o petróleo é uma commodity.
Já no caso de telefones celulares, por exemplo, há pessoas que consideram que o telefone de determinada marca possui maior qualidade do que o de outras marcas. Assim, o produtor do telefone influencia na percepção de qualidade e no valor que o consumidor estará disposto a pagar pelo produto.
Normalmente, o termo commodity é utilizado para se referir a produtos da indústria primária e extrativa como produtos agrícolas, minérios e petróleo.
Atualmente, produtos financeiros como as moedas e índices também são tratados como commodity.
O termo também pode ser utilizado para se referir a produtos ou serviços cuja qualidade percebida pelo consumidor não depende do produtor ou fornecedor.
Por exemplo, apólices de seguro não possuem valor agregado porque é a seguradora A e não a seguradora B quem fornece o seguro. Para o consumidor, interessa mais as características da apólice e o preço cobrado do que o fornecedor do serviço.
Commodity na bolsa
Normalmente, existem na Bolsa de Valores contratos futuros que permitem negociar commodities.
Esses contratos estabelecem requisitos mínimos de qualidade para o objeto de negociação e, normalmente, estão disponíveis para commodities agrícolas, minérios e petróleo.
Objeto de Negociação: Café cru, em grão, de produção brasileira, coffea arabica, tipo 6-25 (6/7) ou melhor, bebida dura ou melhor.
Esses contratos são utilizados por:
- Produtores: para travar o preço de venda e se proteger de queda nos preços;
- Consumidores: para travar o preço de compra e se proteger do aumento dos preços; e
- Especuladores: para ganhar com a variação dos preços.
Commodity na Economia
Economicamente falando, um produto ou serviço considerado como uma commodity é aquele em que o produtor ou fornecedor não influencia na percepção de valor do consumidor.
Como citado anteriormente, apólices de seguro não possuem valor agregado porque é a seguradora A e não a seguradora B quem fornece o seguro. Para o consumidor, interessa mais as características da apólice e o preço cobrado do que o fornecedor do serviço.
Assim, apólices de seguro são produtos com característica de commodity.
Em indústrias que trabalham com produtos com características de commodity:
- A concorrência é muito mais acirrada;
- As margens de lucro são mais baixas;
- O mercado se comporta em ciclos; e
- Uma das poucas alternativas para que a empresa melhore sua performance é o corte de custos.
Nesse tipo de indústria, intervenções estatais como subsídios ou tarifas acabam sendo repassadas ao consumidor final.
É o caso, por exemplo, da energia elétrica. Por se tratar de um produto com características de commodity (para o consumidor pouco importa se sua eletricidade vem da usina X ou Y), intervenções governamentais são eficazes em mudar o preço pago pelo consumidor final.