CONTEÚDO
Qualidade (Quality)
Qualidade de uma Empresa
O termo "qualidade" no mercado financeiro faz referência à análise de empresas que busca filtrar anomalias, eventos não recorrentes ou efeitos puramente contábeis nos resultados divulgados ao mercado.
Assim, pode-se analisar a qualidade da dívida, dos ganhos, das receitas etc.
O objetivo final é entender qual são os números que estão diretamente ligados à operação da empresa.
Qualidade dos Ganhos
O principal fator para análise dos resultados de uma empresa é o lucro, pois é através dele que os investidores da empresa efetivamente ganham dinheiro.
Empresas que não são capazes de gerar lucro já passam um sinal negativo para o investidor atento.
No entanto, apenas observar o lucro contido na DRE pode ser enganador, pois alguns detalhes podem distorcer a apuração do resultado. Por exemplo:
- Há empresas que fazem manobras contábeis para reduzir o lucro final, a fim de pagar menos imposto;
- Há empresas que aumentam o capital investido, o que aumenta os lucros mas pode resultar em menor eficiência; ou
- Há empresas com eventos atípicos que influenciam no seu resultado.
Assim, para concluir qual a qualidade do lucro, costuma-se analisar:
- O ganho efetivo por ação;
- Qual o resultado sem os eventos não recorrentes (resultado ajustado);
- Estrutura da dívida da empresa; e
- Movimentação de caixa efetiva.
Dessa forma, o investidor filtra o "ruído" das demonstrações contábeis, chegando ao lucro que realmente foi gerado na operação da empresa e que fornece um melhor indicador de sua performance.
Índice de Qualidade
Utilizando métodos de análise da qualidade padronizados (como por exemplo, o ROE, podemos formar "índices de qualidade" para serem utilizados como benchmark para estratégias de investimento como a smart beta.
A B3 possui um índice de qualidade para o mercado Brasileiro, cuja metodologia engloba os seguintes parâmetros:
- Return on Equity: calculado como o ganho por ação de uma empresa nos últimos 12 meses (EPS) dividido pelo seu valor contábil por ação (BVPS) mais recente (fórmula 1);
$$ ROE = { EPS \over BVPS} $$
- Taxa de Acumulação: calculada usando a variação dos ativos operacionais líquidos (Net Operational Assets — NOA) de uma empresa no último ano, dividida pelos ativos operacionais líquidos médios dos últimos dois anos (fórmula 2); e
$$ TA = { {(NOA {\scriptstyle t} - NOA {\scriptstyle t-1})} \over {(NOA {\scriptstyle t} + NOA {\scriptstyle t-1}) / 2}} $$
- Taxa de Alavancagem Financeira: calculada como a dívida total mais recente de uma empresa, dividida pelo seu valor contábil (fórmula 3).
$$ TAF = {Dìvida\,Total \over (BPVS \times Total\,de\,Ações)} $$
-
B3. Metodologia dos Índices de Qualidade. Disponível em: https://www.spglobal.com/spdji/pt/documents/methodologies/methodology-sp-b3-indices-portuguese.pdf. ↩