CONTEÚDO
Smart Beta
O que é smart beta?
Smart Beta é uma expressão inglesa que faz referência a uma estratégia de investimentos que busca aliar os benefícios do investimento passivo e do investimento ativo.
A idéia seria utilizar o baixo risco proporcionado pela grande diversificação (beta) e, ao mesmo tempo, utilizar estratégias ativas, tal como o valuation, para obter algum ganho acima do mercado (alfa).
Como funciona?
Normalmente, índices como o IBOVESPA, utilizam o valor de mercado das empresas como critério de seleção e balanceamento de carteira.
A estratégia smart beta consiste em montar um índice que utilize como critérios para seleção aspectos diferentes do valor de mercado, capazes de captar alguma ineficiência no preço de negociação dos ativos.
Criérios utilizados podem ser, por exemplo:
- Volatilidade;
- Liquidez;
- Qualidade;
- Valor; ou
- Momento.
Uma vez definida a estratégia e os ativos que comporão o índice, o seguidor da estratégia monta sua carteira de acordo com o índice, da mesma forma que um fundo de índice faria.
Smart Beta e o Investidor
Fundos de Investimento que seguem essa estratégia cobram taxas maiores do que os fundos de índice normais.
Apesar de serem relativamente populares nos EUA, no Brasil o mercado de fundos de índice e ETF ainda é pequeno e com pouca liquidez. Dessa forma, é difícil encontrar algum fundo de investimento que siga uma estratégia smart beta.
A B3 já possui alguns índices smart beta, cujo critério de formação englobam:
-
Baixa Volatilidade: acompanha o desempenho do quartil superior das ações do mercado acionário brasileiro, selecionadas com base no Índice S&P Brazil BMI (Broad Market Index), com menor volatilidade medida pelo desvio padrão;
-
Ponderado pelo Risco - mede o desempenho do mercado acionário brasileiro, sendo as ações ponderadas pelo inverso de sua volatilidade. Oferece exposição ao fator baixa volatilidade usando abordagem de inclinação (tilt approach);
-
Qualidade - mede o desempenho do quartil superior das ações de alta qualidade do mercado acionário brasileiro, selecionadas conforme critérios de pontuação para o conceito qualidade global. Essa pontuação é baseada nos fatores retorno sobre o patrimônio líquido, taxa de acumulação e alavancagem financeira;
-
Momento - mede o desempenho do quartil superior das ações do mercado acionário brasileiro que apresentam persistência em termos de desempenho relativo, medido pelo critério de momento de preço ajustado pelo risco (risk-adjusted price momentum); e
-
Valor Aprimorado - mede o desempenho do quartil superior das ações do mercado acionário brasileiro que apresentam valorizações atrativas, com base em critérios de pontuação de valor calculados a partir de três medidas fundamentais: valor contábil/preço; lucro/preço e valor de venda/preço.