Hipótese do Mercado Eficiente

O que é a Hipótese do Mercado Eficiente?

A Hipótese do Mercado Eficiente (HME) é uma teoria econômica que defende que o preço de ações e ativos negociados na Bolsa de Valores já reflete toda a informação disponível aos participantes do mercado.

De acordo com a HME, seria perda de tempo tentar encontrar ativos mal precificados pois todos eles já negociariam pelo seu preço justo.

Dessa forma, não seria possível tentar obter ganhos acima do mercado (alfa) utilizando técnicas de seleção de empresas ou de market timing.

A teoria foi desenvolvida pelo economista americano Eugene Fama em uma publicação de 1970.

Críticas

Há diversas críticas à HME. Entre elas, podemos citar:

  • Investidores interpretam as informações disponíveis de diferentes maneiras;
  • A informação não atinge a todos de maneira uniforme; e
  • A precificação dos ativos pode ser afetada por erros humanos ou fatores emocionais.

Além disso, há fatos que colocam em cheque a teoria:

  • Existem investidores como, por exemplo, Warren Buffet, que conseguem obter ganhos significativos acima do mercado por longo tempo; e
  • Há diversos casos de crash e bolhas na bolsa que mostram que a precificação dos ativos estava sendo afetada por aspectos emocionais.

HME e o Investidor

A HME surgiu na mesma época que outros modelos de gestão de ativos baseado em análise estatística como a Teoria Moderna do Portfolio (TMP) e o Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (MPAF).

O investidor que concorda com as premissas desse tipo de análise, considera que a maneira mais racional de investir é utilizar instrumentos capazes de reduzir o risco específico e obter retornos semelhantes ao do mercado como um todo, tal como os fundos de índice.

Tentar obter ganhos acima do mercado só seria possível incorrendo em riscos mais elevados e não através de estratégias que explorem possíveis erros de precificação dos ativos.

O Investidor Inteligente

Uma maneira mais eficiente de se analisar a questão, especialmente em mercados pequenos como o da Bolsa de Valores brasileira, seria não se deixar levar por extremos.

Ao mesmo tempo em que é perfeitamente possível que, tendo o ativo liquidez adequada, toda a informação disponível já esteja refletida no preço, isso não quer dizer que o preço negociado seja realmente o preço justo ou que não haja possíveis distorções.

Por outro lado também é preciso levar em conta que ficar de fora do mercado aguardando distorções de preço pode ser fatal para o resultado de longo prazo do investidor.

Dessa forma, para o pequeno investidor que não possui recursos ou conhecimento para repetir os resultados de investidores do calibre de Warren Buffet, mas também não deseja investir em fundos de índice, preferindo definir as empresas onde vai aplicar seus recursos, uma boa técnica de investimento consiste em fazer compras periódicas.

Essa estratégia apresenta as seguintes vantagens:

  • Permite ao investidor comprar tanto em períodos de baixa quanto em períodos de alta, aproveitando-se de possíveis distorções;
  • Evita que o investidor fique fora do mercado e perca possíveis aumentos consideráveis de preço; e
  • É simples de executar.