CONTEÚDO
Gestão Ativa
O que é gestão ativa?
Gestão ativa se refere a uma técnica de gestão de ativos financeiros em que o gestor tem ampla liberdade para executar operações e selecionar ativos.
O objetivo final da estratégia é obter um rendimento superior ao do mercado (alfa).
Estratégia Ativa
Uma estratégia ativa de investimento é aquela que faz operações e seleciona ativos visandos obter um retorno acima do mercado como um todo.
A estratégia específica dependerá do gestor ou do fundo de investimento. Algumas famosas são:
- Long and Short;
- Valuation;
- Seleção de empresas (stock picking);
- Alavancagem; e
- Arbitragem.
Para guiar suas escolhas o gestor pode utiliar todo tipo de análise econômica, financeira, estatística ou qualquer outro recurso a sua disposição. Há gestores utilizando até mesmo imagens de satélite para analisar plantações, fábricas, malha logística etc.
Devido aos altos custos operacionais de estratégias ativas, onde é comum a execução de várias operações de curto prazo e equipes numerosas, as taxas de fundos com gestão ativa costumam ser mais elevadas quando comparadas aos fundos de gestão passiva.
Para avaliar a sua performance, fundos de gestão ativa comparam-se a algum índice de referência (benchmark) tal como o IBOVESPA.
Além disso, é comum que gestores de estratégias ativas cobrem uma taxa de performance para todo o rendimento que superar o benchmark.
Estratégia Ativa e o Investidor
Investidores que buscam estratégias ativas têm como objetivo principal superar o retorno dos mercados como um todo.
Na seleção de fundos com gestão ativa, muitos levam em conta o a experiência do gestor e o acesso a ferramentas profissionais de análise que lhe dariam uma vantagem em obter rendimentos superiores.
Normalmente, além dos custos superiores da gestão ativa, haverá também maior exposição ao risco quando comparado ao investimento em estratégias passivas.
Um problema recorrente é o fato de que são poucos os gestores que conseguem entregar rendimentos superiores capazes de justificar os riscos e as taxas superiores que cobram.
Dessa forma, ao escolher um fundo de investimento com gestão ativa, o investidor precisa analisar com cuidado:
- Como funciona a estratégia utilizada pelo gestor;
- Qual o horizonte de tempo em que o gestor espera obter os resultados; e
- Qual o nível de risco a que o fundo está exposto.
Vale lembrar que, caso o patrimônio líquido do fundo fique negativo, os cotistas são obrigados a aportar mais capital para cobrir as perdas.
Gestão Ativa em Fundos Imobiliários
Fundos Imobiliários são fundos de investimento cujo objeto de investimento devem ser imóveis ou ativos financeiros relacionados ao mercado imobiliário.
Esses fundos podem ter dois tipos de gestão: ativa e passiva.
A principal diferença entre os tipos de gestão está na capacidade que o gestor tem de comprar e vender imóveis.
- Gestão Ativa: quando o administrador do FII tem poderes para comprar e vender imóveis, bem como executar reformas sem a necessidade de aprovação dos cotistas ; e
- Gestão Passiva:quando o regulamento do FII especifica os imóveis a serem adquiridos e, decisões de compra, venda e reforma devem ser discutidas pela assembleia de cotistas.